Célia Repórter
Jornalismo sem glúten!

Doença Celíaca e Adolescência Actualizado em: 23.09.2018 0

Com Dra. Camila Cicco

A Dermatite Herpetiforme (DH) Actualizado em: 02.09.2018 0

A Dermatite Herpetiforme (DH)

ACEITAÇÃO, BULLYNG NAS ESCOLAS E CONVÍVIO SOCIAL. Actualizado em: 21.08.2018 0

A sociedade tem se deparado diariamente com o diagnóstico da doença celíaca e não é nada fácil. Barreiras como a dificuldade de autoaceitação, da carência de aceitação familiar e de amigos, tornam o enfrentamento do diagnóstico mais difícil. Aprender tudo o que é preciso a respeito da doença até conseguir ficar em paz com o que a vida apresenta, mesmo se a pessoa não gostar e, especialmente, se não puder fazer nada para mudar, é um desafio enorme.

EXAMES PARA DIAGNOSTICAR A DOENÇA CELÍACA E DERMATITE HERPETIFORME Actualizado em: 25.07.2018 0

Dra. Ana Pimenta responde!

MILHETO – o cereal que veio para revolucionar Actualizado em: 03.07.2018 0

MILHETO – o cereal que veio para revolucionar

CONTAMINAÇÃO CRUZADA POR GLÚTEN NA INDÚSTRIA BRASILEIRA Actualizado em: 07.06.2018 0

Saiba quais os riscos e como proteger os celíacos

A Lei do amor – mãe luta pela inclusão do filho na escola e dá exemplo de cidadania    Actualizado em: 11.05.2018 0

Dando continuidade às homenagens do dia das mães, hoje vamos conhecer um pouco da história de Silvia Jecev, de Cuiabá, MT. Silvia é a filha mais velha do senhor Oscar e da Dona Sueli, nascida na capital de São Paulo, mora há 9 anos em Cuiaba /MT. É mãe de 4 filhos (Greice 22,  Luís 18, Pedro 19, Emanuel 6), e corretora de imóveis, mas desde que Emanuel nasceu, tem se dedicado a ele e a causa da doença celíaca. Ele foi diagnosticado com a dc aos 03, após uma longa e tortuosa caminhada.

Mamãe de celíaco… Actualizado em: 04.05.2018 0

De acordo com Susana, desde muito pequeno Guilherme já apresentava  alguns sintomas gástricos que despertaram algumas suspeitas. Ele foi diagnosticado com sete anos e naquela altura tinha muitas diarreias, dores de barriga, cansaço, magreza e palidez. Quando o diagnóstico foi confirmado Susan já tinha ouvido falar na doença celíaca mas ela não sabia exatamente o que era. Ela nos conta sobre o impacto da notícia dizendo que sua primeira reação foi de tristeza: “Primeiro fiquei triste e revoltada e questionei porque tinha de ter acontecido com o Guilherme. Depois fiquei preocupada em inteirar-me da situação e das implicações que tinha para o futuro. Mas rapidamente dei a volta e percebemos que ele poderia ter uma vida normal.”

Com a palavra, Noádia Lobão Actualizado em: 27.04.2018 0

Noádia Lobão é nutricionista, idealizadora e organizadora do COINE – Congresso Internacional de Nutrição Especializada e Expo Sem Glúten, que em 2018 chega a sua sétima edição. O Congresso será realizado nos dias 04 e 05 de maio, no Centro Cultural João XXIII, em Botafogo/RJ.   O objetivo do evento, de acordo com  Noádia,  “é disseminar o conceito e as descobertas científicas relativas às desordens relacionadas ao glúten e às alergias alimentares, as técnicas e a tecnologia envolvida na alimentação isenta de glúten para as pessoas com necessidades alimentares especiais e demais interessados numa alimentação hipoalergênicas.”

Doença Celíaca e psicologia: muito além da alimentação Actualizado em: 05.04.2018 0

Quando o diagnóstico da intolerância ou alergia ao glúten é confirmado, imediatamente é recomendada uma dieta livre de glúten. Essa descoberta pode ocasionar um impacto muito grande, levando também a reações psicológicas, que podem causar desequilíbrio à saúde mental, pois a doença celíaca muda desde os processos de pensamento às formas de relacionamento, passando é claro por uma severa mudança de hábitos alimentares. Porém, a retirada imediata do glúten da vida do celíaco não precisa significar a sua exclusão da sociedade. Por isso, a ajuda de um psicólogo que entenda a realidade da DC pode ser muito importante, principalmente, no início do tratamento.

Entre em contato com a

Célia Celíaca

Prove sua Humanidade: 4+7=?