COINE BRASIL - Celia Celiaca
  • 55
    Shares
COINE BRASIL
Saiba mais sobre a história do Congresso e sobre a edição 2019!

Conversamos com Noádia Lobão e com as irmãs Benati para saber como surgiu o COINE – Congresso Internacional de Nutrição Especializada e Expo Sem Glúten.

Em 2008, Noádia conheceu a Ester e a Raquel através da internet.
Nessa época Raquel era a presidente da Acelbra RJ ( Associação de Celíacos do Brasil- Seção RJ- ACELBRA-RJ).
O contato de Noádia foi para informar-se, aprender e elaborar receitas saudáveis, esclarecendo o impacto pessoal que condição celíaca provoca.
Foi numa das muitas conversas em 2011 que tiveram que cogitaram de trazer ao Brasil Dr. Alessio Fasano, um dos maiores especialistas do mundo em desordens relacionadas ao glúten. E montaram o projeto para um congresso que passou a se chamar Congresso Internacional de Nutrição Especializada e Expo Sem Glúten – COINE.

“O COINE está atualmente na sua oitava edição e tem por objetivo disseminar o conceito e as descobertas científicas relativas às desordens relacionadas ao glúten e às alergias alimentares, bem como técnicas e a tecnologia envolvida na alimentação isenta de glúten, para as pessoas com necessidades alimentares especiais e demais interessados em alimentação hipoalergênica.” – esclarece Noadia.

Em 2019 paralelamente ao COINE , acontecerá o Encontro Nacional de celíacos, alérgicos e sensíveis ao glúten não celíacos.
A ideia surgiu naturalmente depois que Noadia conheceu Suzane Boyadjian. Na época Suzane era voluntária da Acelbra RJ e sugeriu a ideia do Encontro Nacional, que foi imediatamente abraçada pela organização do COINE e pela equipe da Acelbra RJ.

Já na primeira edição do COINE em 2012 o público celíaco pode participar através de vários workshop que forma oferecidos sobre alimentação saudável e preparações sem glúten.
Na edição de 2013, junto com o Congresso, também foi organizada uma sala com palestras especificas para celíacos propiciando a participação de um público leigo num evento científico. Foi uma grande sucesso. Consolidou-se assim um espaço de interação e disseminação de conhecimento sobre as Desordens relacionadas ao glúten tanto para profissionais de saúde como para pacientes.

Suzane Boyadjian atualmente é presidente da Acelbra RJ e nos falou um pouco sobre o seu trabalho na Associação e sobre o Encontro deste ano:
“Quero colaborar com a Raquel Benati, com a Miriam Pereira e a Noadia Lobão, que me convidaram para fazer parte da Acelbra RJ. Hoje sou a Presidente da entidade, função que encaro como um desafio, dando continuidade ao trabalho incansável de competentes profissionais.
É uma satisfação promover o Encontro Nacional aqui no Rio de Janeiro, trazendo novas amizades e conhecimento para todos. Minha palavra é gratidão aos envolvidos no evento que eu encaro como uma grande oportunidade de divulgar, informar e atualizar”.
Perguntamos para Ester e Raquel porque apoiar o Encontro no COINE e elas prontamente responderam:
“O Riosemgluten nasceu com o objetivo de unir celíacos e familiares para divulgar a doença celíaca no estado do Rio de Janeiro. Foi dessa união que nasceu a Acelbra-RJ! E agora, na realização de um evento nacional, essa parceria mais uma vez se confirma, pois sabemos da importância de existir um espaço de aprendizagem, troca de experiências e convivência entre celíacos, sensíveis ao glúten e alérgicos ao trigo no Brasil.
Desde a primeira edição em 2012, o COINE oferece espaço para celíacos, com palestras paralelas à programação científica e oficinas gastronômicas. Ao organizar junto com a Acelbra-RJ o Encontro Nacional, amplia a programação com um evento exclusivamente voltado para celíacos, sensíveis, alérgicos e seus familiares, com a participação dos palestrantes nacionais e internacionais de sua grade científica e depoimentos de membros da Associação.
Poder ajudar no planejamento, organização e divulgação desse Encontro Nacional é uma honra para o Riosemgluten!” diz Raquel Benati.

Ester Benati participará como convidada, da edição 2019 do Coine e nos informa:
“Para dirigentes de associações de celíacos é muito importante a iniciativa da Acelbra-RJ e do COINE, pois diferente dos eventos que realizamos com associados, o Encontro oportuniza um cenário mais aberto à diversidade de falas e de público. Por isso fui convidada, pois além de atuar num espaço institucional na Acelbra-RS, também modero de grupo de celíacos de redes sociais o que amplia o nosso campo de ação. É onde temos oportunidade de interagir com situações que fogem ao escopo de uma associação. Sendo virtual, inexiste a barreira física da distância. Podemos ajudar quem está no interior do Amazonas ou um brasileiro pedindo socorro na Alemanha. Nossa prática junto às Acelbras nos coloca diretamente no dia a dia do celíaco e sua região geográfica. Fazer parte hoje da diretoria da Acelbra RS é uma honra e um compromisso com a continuidade do seu trabalho pioneiro na busca de direitos e qualidade de vida dos celíacos. A Acelbra-RS foi a primeira Associação de Celíacos do Brasil a se organizar e obter um CNPJ, em 1991”.

Segundo Noadia Lobão a edição do COINE de 2019 trará muitas novidades na área de nutrição, palestras apresentadas por profissionais brilhantes que transmitirão o que há de melhor e mais recente na área da nutrição especializada. Contará com uma convidada muito especial: a Dra. Henedina Antunes, gastropediatra de Braga, Portugal – pesquisadora muito importante na comunidade científica europeia e nomeada pela ESPGHAN (Sociedade Europeia de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica) para compor como membro o Grupo de Trabalho Sobre Doença Celíaca.

Serviço
IX COINE – Congresso Internacional de Nutrição Especializada e Expo Sem Glúten
Data: 12 e 13 de abril de 2019, das 9h às 18h
Local: Rua Marquês de Abrantes, 55- Flamengo -Rio de Janeiro – RJ
Inscrições: http://www.coinebrasil.com
Contato: secretariacoine2018

Entre em contato com a

Célia Celíaca

Prove sua Humanidade: 6+6=?