Conheça o Sem Culpa Funcional em Curitiba! - Celia Celiaca
  • 728
    Shares
Conheça o Sem Culpa Funcional em Curitiba!
Pessoas queridas, toalhinhas de crochê e cheirinho de pão.

Imagine um lugar aconchegante, com pessoas queridas, toalhinhas de crochê, louças da avó espalhados pelas mesinhas. Imaginou? Assim é o “Sem Culpa Funcional”, em Curitiba.

Ah, precisamos acrescentar o cheirinho de pão, de bolo e dos temperos pelo ar. O delicioso ambiente é comandado por Mauricio e Lino, companheiros de vida e de gastronomia.
Maurício é formado em Letras, mas nunca lecionou. Trabalhou por quase 10 anos no escritório de uma empresa aérea e há 5 anos se dedica profissionalmente à cozinha. Mas tudo começou na infância. E é o próprio Mauricio quem nos revela de onde vem seu amor pela cozinha: “Fui uma criança que sempre gostou de cozinhar. Assistia aos programas de culinária com minhas mãe e avó. Aprendi a fazer bolos com meu pai, quando tinha uns 7 anos e desde então não parei mais”.

Lino tem formação de Chef de Cozinha e trabalha há 10 anos, na área de Gastronomia.
Aos 18 anos Mauricio foi morar sozinho e começou a se alimentar basicamente de lanches, cuja base são os pães. Não demorou a sentir dificuldades para digerir os alimentos e se deparou com problemas de aftas, diarreias e estufamento. Maurício nunca tinha ouvido falar em doença celíaca, até o seu diagnóstico. E naquele momento começou a sentir falta de opções gostosas no mercado, por isso foi à luta, buscando cursos na área de culinária restritiva e funcional.

Lino e Mauricio se conheceram em 2013 pela internet, mas foi apenas em 2014 que se encontraram pessoalmente, no Rio de Janeiro, no dia do aniversario de Lino.
O Mauricio nos contou que “No início Lino não sabia que eu era celíaco e eu ainda estava me adaptando à dieta. Por isso às vezes consumia algo com glúten, mais cerveja do que alimentos. Percebi que estava afetando minha pele, quando apareceram sintomas de psoríase. Achei mais saudável parar de vez com o glúten e Lino me apoiou e me apoia até hoje. Em casa não entra glúten e ele cuida muito de mim e dedica-se ao estudo sobre a celíaca”.
Hoje, além de muitas pesquisas sobre este tema são criadas e testadas novas receitas. O tema é lindo e o trabalho é o de ajudar as pessoas a se alimentarem de forma gostosa, prazerosa e segura.

Muitas vezes Mauricio e Lino se emocionam com a história da Sem Culpa Funcional e o papel que têm junto aos celíacos e pessoas com outras restrições.

Bem no inicio, produziam em casa numa batedeira caseira e um forno caseiro. Assavam 2 pães por vez. Eram dias em que os dois ficavam horas na cozinha, para preparar 30 pães por dia, para entregar nas 15 lojas de revenda. Possuíam um carro e Mauricio trabalhava em outros restaurantes. Por isso Lino fazia as entregas de bike. Sem dúvida um belo começo, repleto de amor e labuta.

Muitas vezes o cansaço chegou com uma sensação meio de desespero e a pergunta: estamos fazendo a coisa certa? Será que tem futuro essa vida? Mas não pensaram em desistir e persistiram.
Mauricio sempre cultivava o sonho secreto de abrir seu próprio Café, desde a adolescência, por ser apaixonado por esse tipo de ambiente. Depois do diagnóstico houve um certo receio de abrir um lugar com opções sem glúten, mas Lino o incentivou a arriscar.

Apaixonados por confeitaria, abriram a própria cozinha para a produção de bolos e começaram a vender as fatias acompanhadas de café para o público e revendiam para lojas. As encomendas foram aumentando e assim eles tornaram-se uma padaria e confeitaria e hoje atendem ao público no seu charmoso espaço.
Lino informou que um dos critérios decisivos para a contratação como funcionário do Café é entender a doença celíaca e saber a importância da segurança alimentar, evitando a contaminação cruzada. E quando sentem que a comida é gostosa e nada diferente da tradicional, se acostumam. Todos eles passam o dia no Sem Culpa Funcional e se alimentam apenas com comida sem glúten. E são muitas as opções de delícias encontradas no Café.

Perguntamos se havia uma história para contar e Lino prontamente nos revelou: “Já fizemos o casamento de uma noiva celíaca, que não encontrou quem aceitasse o desafio de não levar contaminação cruzada para a sua recepção. A festa foi linda e a noiva ficou super realizada. Mas o melhor foi que aproveitou a lua de mel sem sintomas de contaminação.”

Sobre o charme do lugar, eles nos contaram que o conceito é trazer memórias afetivas para os clientes. A louça fez parte da família do Lino, o crochê das mesas é produzido pelas mães dos dois e a escolha do cardápio lembra os bolos das avós. No ar, o cheiro de bolo é uma parte do ambiente aconchegante.
Para Mauricio e Lino planos e sonhos não faltam. Estão se preparando para dar cursos em Portugal, muito brevemente, a convite da Eve Ferretti. Aliás, entre Sem Culpa e Célia há um amor antigo.
Mauricio acompanha a Celia desde o inicio e admira o trabalho dela, “que sabe tão bem fazer humor com a doença, levando conhecimento de uma forma mais divertida.”

Está nos planos dos dois montar uma Pousada Glúten Free, na praia. Para arrematar, perguntamos se podemos dizer que o Sem Culpa Funcional é fruto de muito amor e a resposta é certeira: “Sempre brincamos que a Sem Culpa é nossa filha. Dá muito trabalho, mas nos alegra muito! Amamos fazer o que fazemos e amamos poder estar juntos nessa!”
Depois de tantas boas memórias e carinho só podemos desejar um lindo caminho pra vocês!
Serviço: O Sem Culpa Funcional é uma padaria/confeitaria apta para celíacos, livre de contaminação cruzada. Produz pães do tipo broa, italiano, francês, doces, bolos, cookies e panetones.
Em Curitiba, não deixe de ir visitá-los!
O Sem Culpa está no app da Celia.
Veja lá!

Segue link

Célia Encontra

Entre em contato com a

Célia Celíaca

Prove sua Humanidade: 6+1=?