CELÍACOS PODEM FAZER TATUAGEM? - Celia Celiaca
  • 120
    Shares
CELÍACOS PODEM FAZER TATUAGEM?
Saiba mais com Dra. Trícia Costa Claro

As tatuagens já existem há mais de 5 mil anos, mas ultimamente seu uso se intensificou.

Existem 2 tipos de tatuagem, as temporárias e as definitivas.

As temporárias são as de henna, planta originária de Índia e Oriente Médio. Tem coloração naturalmente marrom e não possui efeito tóxico. O risco está na adição de carbono ou chumbo e mercúrio para obter a cor preta.

As definitivas, como o próprio nome diz, são definitivas! E, por isso, deve-se pensar bem antes de realizá-las. O único modo de removê-las é com o laser, procedimento doloroso e, às vezes, não tão satisfatório, pois no local da tatuagem pode ficar uma cicatriz.

Neste tipo de tatuagem, os pigmentos são misturados em um líquido apropriado (água, álcool, glicerina ou uma mistura deles). Essa suspensão é introduzida na derme com o uso de agulhas e lá permanecem dentro das células.

Os corantes variam muito na sua composição e os mais usados são relativamente inócuos. Veja os principais pigmentos e cores relacionadas:

Sais de Ferro: castanho, rosa e amarelo

Sais de Crômio: verde

Sais de Cadmio: amarelo ou vermelho

Sais de Cobalto e Cobre: azul

Carbono (carvão) e Mercurio: preto

Oxido de titânio ou Zinco ou Carbonato de chumbo: branco

Para obter cores diferentes como o coral ou lilas por exemplo, são associados vários pigmentos que reagem entre si.

Cada organismo reage de forma diferente à presença dos pigmentos na derme. Enquanto para inúmeras pessoas essas substancias não causam reação, para outras pode ocorrer alergia. Para evitar transtornos, o ideal seria fazer um teste pelo menos 24 horas antes da aplicação definitiva. A presença de lesões com edema e eritema sugerem reação alérgica à tinta. Pode haver casos em que a reação é mais tardia.

Então se você já é alérgico, cuidado!

E CELÍACOS, podem fazer tatuagem?

Podem fazer! Desde que bem conversado com o profissional antes!

E lembrar, que além de celíaco, você pode ser também ALÉRGICO… são doenças diferentes, mas que podem andar juntas.

Pergunte sobre as tintas e todo o material que vai ser usado durante a tatuagem, inclusive o fixador do desenho. Converse sobre o pós, a recuperação, a pomada indicada… Se for uma tatuagem grande, provavelmente haverá algum intervalo… Haverá “lanchinhos”? Tudo precisa ser conversado!

Não é frequente a presença do glúten na composição das tintas. Mas os rótulos devem ser revisados. Lembrar que o glúten não é absorvido pela pele, mas a presença dele em produtos ou ambiente, é considerado fonte de contaminação cruzada (ingestão acidental, não voluntaria).

Procure sempre um estúdio que seja regulamentado pela Vigilância Sanitária e use materiais descartáveis. Seja exigente! É uma questão de PELE e SAÚDE!

Entre em contato com a

Célia Celíaca

Prove sua Humanidade: 8+5=?