• 131
    Shares
EXAMES PARA DIAGNOSTICAR A DOENÇA CELÍACA E DERMATITE HERPETIFORME
Dra. Ana Pimenta

****IMPORTANTÍSSIMO: Precisa estar ingerindo glúten, regularmenteantes de fazer estes exames****.

Seu médico pode pedir vários exames:
-dosagem da imunoglobulina IgA e IgG
-anticorpo antitransglutaminase IgA e IgG.
-anticorpo antiendomisio IgA e IgG

-anticorpo antigliadina Ig A e IgG
-duodenoscopia  com biópsias do duodeno,  no minimo 6 amostras, incluindo do bulbo duodenal. Deve ser pedido ao anatomo patologista a contagem de linfócitos intraepiteliais mesmo na ausencia de atrofia vilositária e a classificação de Marsh.

Se tiver vesículas (lesões com bolha e liquido claro no interior) na pele pode ter dermatite herpetiforme (DH). Esta pode ser  uma manifestação  da doença celíaca. Distribui-se preferencialmente nas superficies extebsores dos membros superiores, nadegas, joelhos, couro cabeludo mas não so. Dá muita coceira.

Aí necessita consultar um dermatologista para fazer uma  biópsia peri-lesional e estudo de imunoflourescência para detectar Ig A e confirmar o diagnóstico. Necessita igualemente de realizar os exames atrás mencionados (anticorpos espcificos para doença celiaca e duodenoscopia).

O tratamento da doença celiaca e da dermatite herpetiform é a dieta isenta de glúten quer em termos de ingredientes alimentares, quer sem contaminação cruzada (no processo fabril) e ambietal (em casa, escola, restauração, etc). No caso da dermatite herpetiforme seu dermatologista pode ter necessidade de ao incio do diagnostico, antes da dieta actuar, usar dapsona. A doença celiaca refractaria ao tratamento necessita de tratamento com farmacos imunossupressores. O linfoma de celulas T associado a enteropia (cancro do duodeno com origem nas mesmas células implicadas na doença celíaca) tem muito baixa taxa de remissão completa e é tratado com quimioterapia e por vezes cirurgia.

A célia recebe muitas mensagens de celíacos e pacientes com dermatite herpetiforme. Estes ultimos da sua prática do dia a dia aconselham por assim se sentirem melhor:

* Cortar o glúten da dieta e evitar, completamente, os contaminantes.

*Durante a crise, enquanto houver bolhas, evite os Halogenados, que são Iodo, Flúor, Cloro e Bromo.

– Iodo: não consumir: leite e derivados, gema de ovo, café solúvel, vegetais (agrião, aipo, couve-flor, repolho, espinafre, alcachofra), peixes e frutos do mar (algas e derivados, como ágar-ágar), soja e derivados, excesso de sal e industrializados (todos). Alimentos com Corantes vermelhos. Não usar cosméticos com corantes vermelhos e Conservantes, principalmente os formadores de formaldeidos e os que têm iodo.

– Flúor: use pasta de dente infantil (menos a Bitufo Ben 10, que tem glúten), que tem menos flúor. Ou pasta de dente de bebe, que não tem flúor. Ou pasta de dente, da marca Orgânico Natural, que não tem flúor. (no Brasil).

– Cloro: evitar contato com água sanitária e se a doença estiver muito ativa, pode ser necessário colocar filtro de água no chuveiro.

– Bromo: presentes em suplementos

* Medicamentos da classe dos AINEs (Antiinflamatórios não-esteróides), ex: ASS

* Glutamato monossódico

 

Entre em contato com a

Célia Celíaca

Prove sua Humanidade: 8+3=?